segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agora vamos falar dos cachorros

PRIMEIROS DIAS
Quanto mais colostro melhor
As defesas do filhote dependem somente dos anticorpos herdados da mãe, que duram por seis a 16 semanas. Cerca de 90% deles vêm pelo colostro, o 'leite" mais claro dos cinco primeiros dias, sendo as primeiras 24hs as mais importantes. A proteção é maior no filhote que mama mais (ninhadas com cinco ou menos filhotes são favorecidas) e cuia mãe foi vacinada antes de cruzar (ela adquire mais anticorpos).
ANTES DA VACINACÃO
Resguardar o filhote
Evite os riscos de contágio até 15 dias após o filhote tomar a última vacina. Nada de passeios nem banhos, a não ser se recomendados pelo veterinário. As pessoas que forem a locais que têm outros cães devem desinfetar os sapatos, as mãos e o chão com uma parte de Cândida para uma de água. E se você tocou num cão estranho, troque de roupa antes de segurar o filhote.
ALIMENTAÇÃO
Dar bem balanceada e fresca
Boa nutrição fortalece o organismo. Rações balanceadas de boa qualidade são adequadas. Se a comida for caseira, peça orientação ao s veterinário. Comida deteriorada pode infeccionar o sistema digestivo e ativar as defesas, deixando-as menos disponíveis para repelir outras doenças. É melhor
dar comida nas horas mais frescas e retirá-la meia hora depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário